Notícias

Com risco de choque, postes de ferro são desligados na Ilha de Santana por medida de segurança e serão substituídos, afirma secretária Mara Costa

Alguns populares que frequentam a Ilha de Santana, em Caicó, no período da noite, tem percebido alguma postes com as luzes apagadas.

“Na verdade, os postes foram desligados por medida de segurança. Recebemos a informação de que os mesmos estavam ‘dando choque’ e chamamos o Corpo de Bombeiros, que nos orientou para que desligássemos até que seja feito um reparo”, informa Gabriel Higino Dantas, responsável pela iluminação no município.

Segundo Gabriel, o problema foi a falta de manutenção preventiva ao longo dos anos: “todo cabeamento da iluminação da Ilha de Santana é feito subterrâneo, toda por eletrodutos, e estes eletodutos são dento do piso, no chão. Em alguns pontos esses eletrodutos estão quebrados, com água acumulada, sujeira, mato, então este cabeamento está enferrujando, descascando e quando encosta no poste de ferro, está, eventualmente, ocasionando choque”, detalha Gabriel.

O Corpo de Bombeiros foi ao local na quinta-feira, 20, e fez uma vistoria e confirmou este mesmo parecer do responsável pela iluminação: “vamos arrancar todo o cabeamento subterrâneo e substituir os postes de ferro por postes de concreto, além de passar o cabeamento aéreo. Assim vai aumentar a segurança do visitante da Ilha”, conclui o técnico.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento e Turismo, Mara Costa, o mais importante é zelar pela segurança da população: “temos que fazer isso, não podemos colocar a população em risco. Por enquanto, vamos colocar luminárias em pontos estratégicos para não ficar no escuro, até que os novos postes cheguem para fazermos a substituição”.