Os estudantes da a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) que estavam em Israel chegaram ao Brasil na madrugada deste sábado (14). Francisco Chagas Barbalho Neto e Roosevelt Araújo Sales Júnior viajaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no âmbito da Operação Voltando em Paz, e desembarcaram por volta das 2h30 no Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.
Essa foi a quarta viagem de repatriação, e a aeronave KC-30 trouxe 207 passageiros, dois gatos e dois cachorros. No Rio, os estudantes vão pegar voo para Fortaleza às 10h25, com previsão de chegada na capital cearense às 13h40. De lá, eles vão em direção ao destino final, em Mossoró, onde devem chegar no fim da tarde deste sábado.
“Nosso voo foi extremamente tranquilo, assim como nosso percurso de Hatzeva, onde estávamos, até Tel Aviv, cidade onde pegamos o avião para o Brasil. Tudo correu bem. Fomos com o chefe da empresa onde participávamos do intercâmbio. Ele já fez parte do Exército e isso nos deu maior segurança para o deslocamento. Fomos de Hatzeva até um ponto de Tel Aviv para só depois seguirmos para o aeroporto e ele esteve conosco durante quase todo esse percurso. Passamos longe das cidades próximas à Faixa de Gaza, que estão sofrendo com os bombardeios. Felizmente, não presenciamos nada de destruição”, disse Chagas Barbalho à Tibuna do Nord.
Tribuna do Norte