Notícias

NPAD da UFRN recebe investimento de R$ 10 milhões para infraestrutura de alto desempenho

O Núcleo de Processamento de Alto Desempenho da UFRN (NPAD) recebeu investimento de R$ 10 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O anúncio foi divulgado como resultado da chamada das propostas para apoiar Centros de Computação de Alto Desempenho.

Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o projeto viabiliza o acesso a equipamentos de computação de alto desempenho para atender às demandas computacionais intensivas de pesquisadores de todo o país.

Por conta do novo incentivo, o NPAD impulsiona a capacidade no processamento de dados para pesquisadores do estado e regiões adjacentes. O Núcleo irá contribuir para ampliar a qualidade da pesquisa científica e tecnológica e, consequentemente, para expansão da ciência no Brasil. Vale destacar que a chamada não busca financiamento convencional para projetos de pesquisa e, sim, para infraestrutura que fornece o apoio necessário.

A iniciativa faz parte do Programa de Equipamentos Multiusuários da FAPESP em colaboração com o MCTI e o Ministério das Comunicações (MCom). No processo da chamada, está inserido o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), como parte interessada no aprimoramento da infraestrutura da internet no país.