Após a Prefeitura de Natal entrar com uma Ação Civil Pública para liberação da Ponte de Igapó, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou que o canteiro de obras foi “instalado no local tecnicamente mais viável”.
“Uma vez ue se trata de um segmento de risco, sujeito a acidentes”, completou a autarquia em nota. De acordo com o posicionamento enviado ao PORTAL DA TROPICAL, o Dnit pontuou que emitiu uma declaração após ser notificado judicialmente a pronunciar-se sobre a questão.
“O DNIT informa que, em relação à Ação Civil Pública impetrada pela Prefeitura Municipal do Natal, cujo objeto é a relocação do canteiro de obras mobilizado sobre o Complexo de Pontes Presidente Costa e Silva (Pontes de Igapó), a autarquia ressalta que, após ter sido notificado judicialmente a pronunciar-se sobre a questão, emitiu declaração preliminar abordando as justificativas técnicas, inclusive ambientais, que embasaram a instalação do canteiro de obras sobre a ponte. Ressalta ainda que, por se tratar de demanda judicializada, os ritos protocolares devem ser seguidos”, destacou.
Ainda na nota, o departamento ressaltou que “a obra é de extrema importância para a mobilidade urbana da região e que todo o processo de execução está sendo monitorado pela equipe técnica da autarquia, para que toda as etapas sejam cumpridas dentro do cronograma de obras, a fim de garantir a celeridade e a excelência dos serviços”.
A Ponte de Igapó está totalmente interditada no sentido zona Norte/zona Oeste desde o mês de setembro do ano passado. Os serviços de restauração na Ponte de Igapó devem durar 18 meses. Além da restauração das estacas, blocos e pilares, o DNIT também planeja realizar uma série de outras melhorias na estrutura. Isso inclui a substituição dos aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e dos guarda-corpos, bem como a substituição do revestimento asfáltico das pontes.