Notícias

Webinário debate escuta e acolhimento nas escolas de anos finais

O Ministério da Educação (MEC) — em ação conjunta com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) — realizará , no dia 25 de abril , das 15h às 17h (horário de Brasília) , o webinário “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”. O evento será transmitido pelos canais do MEC e do Conviv a Educação no YouTube.

O encontro virtual é uma atividade relacionada à Semana Nacional da Escuta das Adolescências nas Escolas, ação estratégica que será realizada pelas redes estaduais , distrital e municipais entre 13 e 27 de maio. O objetivo desse webinário é mobilizar gestores de redes de ensino e equipes técnicas para a importância de escutar e acolher os adolescentes no ambiente escolar . Com isso, a expectativa é melhora r o clima e a convivência , bem como contribuir para uma educação de qualidade , n a perspectiva d o desenvolvimento integral dos estudantes .

A Semana da Escuta das Adolescências , iniciativa voltada a todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental , funcionará como um amplo processo diagnóstico de escuta e mobilização dos estudantes e de suas escolas. Entre os pontos em destaque da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação. A Semana da Escuta será mais um passo para a construção e consolidação d a proposta do Programa Escola das Adolescências, que será lançado pelo MEC para fortalecer os anos finais do ensino fundamental.

Para mais informações sobre o webinário , acesse: “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”, em 25 de abril . A página do segundo webinário , “Participar e Conviver na Escola das Adolescências”, a ser realizado no dia 30 de abril, será disponibilizada em breve.

Participantes

O evento é uma iniciativa conjunta entre MEC, Consed e Undime , com representantes de cada organização: Káti a Schweickardt , secretária de Educação Básica do MEC; Geniana Guimarães Faria, secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais; e Alessio Costa Lima, presidente da Undime e dirigente municipal de Ibaretama (CE) .

Além disso, o webinário contará com os seguintes especialistas e gestores de redes e escolas: Fred Amancio , secretário municipal de Educação de Recife (PE) ; Gina Vieira Ponte, professora da educação básica por mais de 30 anos e autora do projeto Mulheres Inspiradoras; Lúcia Santos, diretora da escola municipal de educação integral e transformadora Professor Waldir Garcia , em Manaus (AM); e Tereza Perez, diretora-presidente da Roda Educativa.

Programa Escola das Adolescências

No momento, o desenho está organizado em três eixos: Governança; Desenvolvimento Profissional; e Organização Curricular e Pedagógica. A iniciativa busca rá melhorar a qualidade social da oferta dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que expanda e articule diferentes experiências formativas, na perspectiva da ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.

Por: Ministério da Educação