Notícias

MEC autoriza faculdade de Mossoró a funcionar como centro universitário

O Ministério da Educação autorizou a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) a funcionar como Centro Universitário. O comunicado foi feito nesta terça-feira (23) pelo ministro Camilo Santana, durante audiência com a governadora Fátima Bezerra, da qual também participou o diretor geral, Pe. Charles Lamartine de Souza Freitas.

O processo vinha tramitando no MEC desde o ano passado. A faculdade, com sede em Mossoró, começou a funcionar em 2009, oferecendo, entre outros, os cursos de graduação em Direito, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Teologia.

A mudança de credenciamento, que permite ampliar os horizontes da FCRN, foi classificada pela governadora como um tributo ao padre Sátiro Cavalcanti Dantas, criador e primeiro diretor da faculdade, e também diretor, por décadas, do Colégio Diocesano Santa Luzia. Padre Sátiro morreu em novembro do ano passado aos 93 anos de idade com uma extensa folha de serviços prestados ao Rio Grande do Norte.

“Acompanho esta luta desde o início. Sei da seriedade e da credibilidade dessa instituição e o quanto ela tem contribuído para a educação e formação da juventude do Rio Grande do Norte. Portanto, como professora – e na condição de governadora -, registro aqui a minha alegria com essa conquista”, afirmou a governadora.

A Faculdade Católica do Rio Grande do Norte é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como mantenedora a Associação Santa Teresinha de Mossoró (ASTM), associação de direito privado que cuida do fornecimento dos recursos financeiros indispensáveis à manutenção e desenvolvimento dos processos educativos.

Pe. Charles Lamartine disse que a partir de amanhã a faculdade católica passará a ser a Uni-Católica do Rio Grande do Norte. “Essa mudança é importante porque nos dá autonomia de gestão, abertura de novos cursos. Ganha Mossoró, ganha o Rio Grande do Norte. Esta é uma grande conquista, um momento jubiloso, de grande alegria”, disse ele, ao agradecer à governadora e ao ministro.

Ao reverenciar a memória de Padre Sátiro, o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a mudança de credenciamento é um passo importante para o futuro da instituição, “que vem prestando um grande serviço aos jovens do Rio Grande do Norte”.

A governadora conversou também com Camilo Santana sobre o Pé de Meia, recentemente lançado no Rio Grande do Norte pelo ministro. Destinado a promover a permanência na escola e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público, o programa vai beneficiar, inicialmente, 60 mil alunos no RN.