Notícias

Ministério da Saúde lança cartilha sobre o cuidado integral da pessoa com câncer de mama

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) , lançou, nesta quinta-feira (17), a cartilha Orientações para Profissionais da Atenção Primária à Saúde no Cuidado Integral da Pessoa com Câncer de Mama . O material foi apresentado em encontro técnico realizado na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

“Essas orientações são a materialização e um reforço do compromisso da pasta no cuidado, promoção da saúde e prevenção do câncer. A atenção primária à saúde tem um papel importante nesse cuidado integral das pessoas desde a prevenção até o acompanhamento pós-tratamento”, destacou Grace Rosa, diretora do Departamento de Gestão ao Cuidado Integral da Saps.

Por meio de uma abordagem educativa, a cartilha tem o objetivo de orientar os profissionais de saúde e contribuir para a prevenção, o diagnóstico oportuno e o tratamento, garantindo, assim, melhores resultados em saúde e qualidade de vida para as mulheres que procuram ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Acesse a cartilha ‘Orientações para Profissionais da Atenção Primária no Cuidado Integral da Pessoa Com Câncer de Mama’

A publicação aborda temas como a identificação de sintomas iniciais de câncer, critérios de encaminhamento para exames especializados e como realizar uma escuta ativa para que as mulheres possam relatar suas preocupações e sintomas com confiança. Outro ponto relevante é a valorização do atendimento humanizado. Os profissionais são instruídos a oferecer informações claras, acessíveis e acolhedoras, considerando as singularidades de cada mulher como idade, condições socioeconômicas e histórico familiar.

O material busca ainda desmistificar o processo de diagnóstico, enfatizando que a responsabilidade não deve recair inteiramente sobre a paciente, mas que cabe ao profissional de saúde proporcionar o suporte necessário. A ideia é promover um acompanhamento mais proativo e cuidadoso, onde a mulher se sinta amparada desde o início, compreendendo os sinais do seu corpo, mas contando sempre com o auxílio da equipe de saúde para a detecção precoce de eventuais sinais de câncer.

O ministério busca promover uma cultura de conscientização sobre o câncer entre as próprias mulheres, encorajando-as a procurar atendimento preventivo e de rotina nas UBSs, onde podem contar com profissionais qualificados a partir das diretrizes estabelecidas na cartilha.

Cuidado integral da pessoa com câncer de mama

O material foi lançado em um encontro técnico que tratou da importância da atenção primária no cuidado integral às mulheres com câncer, hoje, em Brasília.

O evento contou, entre outros pontos, com um relato da assessora técnica do Departamento de Gestão ao Cuidado Integral, da Saps, Mavie Eloy, que compartilhou sua experiência pessoal quanto ao tratamento oncológico recebido na no Sistema Único de Saúde (SUS) . E, também, com a participação do casal Cidcley Lopes e Estanislene Oliveira Brilhante, que falaram sobre o papel do parceiro e da família no suporte à mulher com câncer de mama. Cidcley contou sua história ao acompanhar a esposa Estanislene ao longo de todo o tratamento.

Ao final, Grace Rosa apresentou aos presentes a nova cartilha. “O encontro juntou várias áreas da saúde para refletir sobre o cuidado integral e para construirmos, juntos, uma atenção primária que se responsabilize e cuide, em todas as dimensões, das pessoas que são acometidas por uma doença que traz tanto sofrimento em tantas situações”, finalizou Grace.