Notícias

Plano Estratégico da Anatel 2023-2027 é atualizado

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou a primeira atualização de seu Plano Estratégico para o período de 2023 a 2027. A revisão, aprovada pelo Conselho Diretor, visa a alinhar o posicionamento estratégico da Agência às atuais políticas públicas, como o Plano Plurianual da União (PPA) 2024-2027 e o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), além de considerar os novos contextos políticos, econômicos, tecnológicos e sociais no Brasil e no mundo.

Além da inserção de dados setoriais atualizados e de informações referentes à lacuna digital no Brasil foram incorporadas considerações sobre as tendências de adoção das tecnologias emergentes na conectividade, incluindo Web 3.0, metaverso, inteligência artificial, blockchain, redes abertas, Internet das Coisas (IoT) e a comunicação direta entre satélites e dispositivos móveis, bem como a incerteza crítica relativa à regulação do funcionamento e da operação das plataformas digitais no Brasil.

Também foram inseridos os desafios setoriais relacionados ao encerramento das concessões da telefonia fixa e ao compartilhamento de postes, os desafios globais referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e do planejamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), assim como os aspectos relacionados à gestão interna da Anatel e à adoção de boas práticas de sustentabilidade.

A reavaliação do posicionamento estratégico da Anatel resultou em ajustes nos objetivos estratégicos, incorporando a promoção da conectividade significativa, o desenvolvimento do ecossistema digital, a garantia de direitos e segurança cibernética dos cidadãos e atuação de excelência baseada na sustentabilidade socioambiental.

Desse modo, a atualização do Plano Estratégico da Anatel reflete um esforço coordenado para enfrentar os desafios contemporâneos do setor de telecomunicações, promovendo a inclusão digital e a transformação digital da economia brasileira.