Notícias

Metrópole Parque recebe encontro do Ecossistema de Inovação de Natal

Integrantes do Ecossistema Local de Inovação de Natal (ELI Natal) estiveram reunidos no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). A primeira reunião do ano discutiu temas importantes e encaminhou ações necessárias para o reposicionamento e a evolução do ecossistema no desenvolvimento regional.

Durante o encontro, um dos principais objetivos foi a reestruturação dos grupos de trabalho (GTs). Ao todo, foram definidos participantes e líderes de oito grupos, abrangendo áreas prioritárias como turismo, saúde e indústria; além de grupos funcionais nas áreas de políticas públicas, pesquisa, desenvolvimento e inovação, financiamento e fomento, e educação empreendedora.

Ao longo dos próximos dois anos, o Ecossistema de Natal será liderado por Carlos Wagner, diretor de inovação das Empresas Potiguares de Tecnologia (EpTec). “Nosso principal desafio é aumentar o protagonismo empresarial nos ecossistemas de inovação. O objetivo é otimizar os esforços, para que as entidades trabalhem juntas e possamos avançar, conquistando outro nível de maturidade”, afirmou Carlos, líder de governança do ELI Natal.

Para o diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, a reunião foi muito positiva e a ideia de a EpTec assumir a governança do Ecossistema aponta para um futuro promissor. “Eles trouxeram um senso de praticidade, com metas e prazos, o que deve representar um ganho para o sistema. Além do enfoque para ações que podem nos colocar em outro nível do ranqueamento nacional”, apontou.

Ao final do encontro, as instituições ligadas ao empreendedorismo potiguar assinaram um termo de compromisso, assumindo a responsabilidade pela liderança dos grupos, que atuarão em concordância com o plano de ação definido para o ELI Natal em 2025. O Metrópole Parque assume a liderança do grupo de trabalho na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação e, ainda, participa de forma transversal dos grupos de educação empreendedora e TICs.

Participaram da reunião, representantes de diversas áreas, incluindo instituições de ensino, pesquisa, setor público e agências de fomento, como: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Funpec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Banco do Nordeste, Prefeitura de Natal, Empresas Potiguares de Tecnologia (EpTec), Instituto Metrópole Digital (IMD) e RN Júnior.

Todo o trabalho é acompanhado de perto pelo Sebrae-RN, por meio de agentes de inovação, uma vez que a metodologia ELI (Ecossistema Local de Inovação) foi desenvolvida pelo Sebrae junto a Fundação CERTI. A abordagem sistêmica visa integrar as forças de múltiplas entidades e organizações para criar um ambiente propício à inovação e ao crescimento.

ELI Summit 2025

Em novembro deste ano, o ELI Natal e o Sebrae-RN serão anfitriões do principal evento do Brasil de impulsionamento dos ecossistemas locais de inovação: o ELI Summit 2025. Pela primeira vez na história, o evento ganha caráter itinerante com uma edição fora do território pernambucano. A iniciativa será realizada paralelamente ao GO!RN. A ideia é que o público potiguar tenha contato direto com experiências e ecossistemas de inovação de diferentes partes do país e do mundo.