A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN) segue ampliando suas ações para descentralizar e fortalecer a ciência e a inovação no estado. Como parte dessa estratégia, o presidente da Fapern, Gilton Sampaio, esteve recentemente nos municípios de Doutor Severiano, Taboleiro Grande e Assú para reuniões técnicas e alinhamento de ações.
Acompanhado do assessor técnico da Fapern, Edvaldo Menezes, o presidente da Fundação se reuniu com gestores locais para pactuar compromissos voltados à interiorização da ciência e à redução das desigualdades regionais.
“As reuniões reforçaram o compromisso da Fapern com a promoção de ações que levem o conhecimento científico para além da capital”, afirma o Diretor-Presidente Gilton Sampaio. De acordo com Gilton, a estratégia pretende ainda ampliar o acesso dos potiguares às iniciativas de popularização da ciência.
Durante a visita a Doutor Severiano, a equipe da Fapern foi recebida pela prefeita Maria de Fátima, com quem discutiu iniciativas estratégicas para consolidar parcerias e fomentar projetos científicos no município.
Entre os principais pontos abordados, destacam-se a retomada dos trabalhos para a implantação do Planetário e Observatório do Território da Ciência, um projeto que busca proporcionar à população um espaço de aprendizado e experimentação voltado para astronomia e ciências afins. A iniciativa está inserida no contexto do Orçamento Participativo do RN, com a Fapern atuando diretamente na articulação para viabilizar os recursos e estruturar a instalação dos equipamentos científicos.
Diretor Presidente Gilton Sampaio junto a equipe técnica da Secretaria de Educação do município.
Em Taboleiro Grande, Gilton Sampaio se reuniu com a secretária adjunta de Educação, Francisca das Chagas, e a chefe técnica da Secretaria, Marília Lafaete. A pauta do encontro incluiu a retomada de ações para a continuidade da parceria em iniciativas de ciência na educação básica do município, reforçando o compromisso da Fapern em apoiar projetos voltados à qualificação do ensino de ciência e tecnologia nas escolas.
Em Assu a Fapern pactuou a celebração de um acordo entre a Prefeitura e o Governo do Estado, com interveniência técnica e fomento da Fundação. A iniciativa visa ao desenvolvimento de ações de ciência, tecnologia e inovação (CTI) nas áreas de saúde e educação, com desdobramento em outras áreas como patrimônio cultural e meio ambiente.
Gilton junto a equipe técnica da prefeitura de Assu.
De acordo com Gilton Sampaio, a aproximação com as prefeituras e demais órgãos estaduais busca consolidar um ambiente propício ao desenvolvimento científico e tecnológico, beneficiando a sociedade potiguar como um todo. “A Fapern reafirma seu compromisso em ampliar parcerias com os municípios do Rio Grande do Norte, fortalecendo o avanço da ciência e contribuindo para a redução de assimetrias no acesso ao conhecimento”, finaliza Gilton Sampaio.
As ações de Ciência, Tecnologia e Inovação nos territórios serão executadas por meio de três Programas Estratégicos da Fapern: Programa Estratégico de Pesquisa Aplicada em Ambientes Inovadores do RN (PROPIN/RN), em andamento desde novembro de 2023; Programa Estratégico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional do RN (PROREG/RN), e Programa Estratégico de Inovação na Gestão e nos Serviços Públicos do RN (PROINOVA/RN), estes dois últimos que serão lançados neste ano de 2025. Os três programas estratégicos atendem às metas do PPA 2024-2027 do Governo do Estado.