Notícias

São José do Seridó sedia lançamento da safra 2025 do Agrosertão

Na sexta-feira (7), o município de São José do Seridó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAPE), sediou a 1ª UAP (Unidade de Aprendizagem e Pesquisa Participativa) no Assentamento Agrário Seridó – Caatinga Grande. O evento, realizado das 8h às 16h, contou com a participação de representantes de diversos municípios.

Durante o encontro, foi lançado o início da safra 2025 do Agrosertão, com a entrega de sementes para a produção de algodão agroecológico. O vice-prefeito de São José do Seridó, Ricardo Medeiros, representou o prefeito Jackson Dantas e destacou a importância do projeto, ressaltando sua evolução de três para 15 municípios. “O Agrosertão se tornou referência para o Rio Grande do Norte”, afirmou.

José Ivon Dantas (Duduca), secretário de Agricultura, reafirmou o apoio da gestão aos agricultores, incentivando o plantio de algodão agroecológico. João Hélio, Diretor Técnico do Sebrae-RN, comemorou a expansão do projeto, que agora abrange toda a região.

Renata Fonseca, gerente do Instituto Riachuelo, anunciou que o projeto já conta com 100 hectares de algodão e mais de 140 agricultores. Ela também revelou que, em 2025, a Riachuelo lançará sua primeira coleção de algodão agroecológico.

O pesquisador da Embrapa, Marenilson Oliveira, destacou a importância da conservação do solo para o sucesso do cultivo no Seridó. O agricultor João Maria, que participa do Agrosertão desde o início, falou sobre os avanços no projeto, especialmente na assistência técnica e nos equipamentos.