
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) realizam, nesta sexta-feira (21), a primeira ação conjunta do acordo técnico assinado entre as duas instituições em fevereiro deste ano.
A iniciativa marca o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial com uma ampla campanha de conscientização nas plataformas de mobilidade e entregas que integram a associação. Além das associadas da Amobitec, o InDrive também passou a fazer parte da parceria.
Por meio das redes sociais e dos próprios aplicativos, empresas como Uber, 99, iFood, Lalamove e InDrive irão divulgar conteúdos educativos para a população, com foco em como identificar, prevenir e enfrentar situações de racismo. As peças da campanha irão aparecer nas redes sociais, aplicativos internos e sistema de push das empresas. O conteúdo foi pensado conjuntamente com o MIR.
O ouvidor do MIR, Fábio Bruni, conta que a parceria veio a partir de denúncias de usuários da plataforma, em especial de racismo religioso. “Fico muito feliz que essa parceria chegue para essas milhões de pessoas em um dia tão simbólico. Essa parceria é mais um importante retorno positivo que damos para a sociedade, e fico feliz por ter surgido como resposta a demanda dos usuários da nossa ouvidoria”, pontua.
A coordenadora-geral de Redes da Assessoria de Comunicação Social do MIR, Andressa Almeida, acredita que essa primeira ação do Acordo de Cooperação Técnica já reflete o compromisso de ambas as partes em levar a conscientização diretamente aos usuários, motoristas e entregadores. “O uso da tecnologia garante que esse debate chegue a todo o país. A parceria é avanço fundamental na luta contra o Racismo no Brasil, pois estamos ampliando o alcance das nossas mensagens com informações essenciais sobre combate ao racismo e promoção da igualdade racial”, explica.
Histórico
A parceria tem como objetivo promover ações educativas e políticas de enfrentamento ao racismo no ambiente digital e no acesso a serviços de mobilidade e tecnologia. O acordo reforça a importância da escuta ativa e do compromisso com a promoção da igualdade racial em todos os espaços, inclusive nas plataformas digitais e de mobilidade. Ao levar informações sobre o enfrentamento ao racismo diretamente para milhões de pessoas, o acordo mostra que é possível transformar a tecnologia em uma aliada na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O calendário de divulgação da temática está em construção e deve potencializar datas emblemáticas para a promoção da igualdade racial. As ações conjuntas ao longo do ano buscam ampliar o alcance e o impacto das campanhas de combate à discriminação étnico-racial e religiosa.