
Uma Sessão Solene promovida pela Câmara Municipal de Caicó (CMC) na noite desta quinta-feira (27) homenageou 30 ilustres mulheres da sociedade caicoense. O evento de entrega da Comenda de Honra ao Mérito Mãe Quininha se deu no Plenário Prefeito Inácio Bezerra com o intuito de reconhecer aquelas que desempenham papéis cruciais em todas as esferas da vida, como saúde, arte, educação etc.
A vereadora Ana Aline Morais (PT) presidiu a Sessão e, em discurso, celebrou as mulheres fortes, resilientes e determinadas que enfrentam desafios e superam obstáculos com coragem e luta.
“Todas elas carregam consigo uma identidade que é marcada com o DNA de mulheres guerreiras. Que cada uma tenha a certeza de que lugar de mulher é simplesmente onde ela quiser, se sentir bem e representada”, afirmou a parlamentar.
Uma das agraciadas com a honraria, Lucinete Araújo explicou, na tribuna do Plenário, que estava ali representando a Igreja, devido à sua dedicação à evangelização. “Participo de uma congregação religiosa, sou leiga consagrada, que tem como tema ‘Eis que vos anuncio uma grande alegria’, e essa é a minha missão”, disse a catequista da Paróquia de Sant’ana.
Já Joseane Dantas usou a tribuna para relembrar sua trajetória de resiliência, que se iniciou na zona oeste do município. “Sou cabeleireira há 20 anos. Meus secadores e escovas eram todos retirados do lixão. Sofri bastante preconceito porque para que eu pudesse conseguir trabalho eu teria que mentir, não poderia dizer que morava no bairro Frei Damião. Foi bastante difícil, venci o preconceito, consegui através do meu trabalho que as pessoas soubessem quem é Joseane Dantas”, narrou ela.
Compromisso com a igualdade de gênero
Por meio dessa solenidade, a Câmara de Caicó reafirma o compromisso com a igualdade de gênero e frisa que reconhecer o valor das mulheres é essencial para construir uma sociedade mais justa, equitativa e respeitosa, em que todas as pessoas, independentemente do gênero, possam alcançar seu pleno potencial.