
Cinco equipes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que estiveram nos Jogos Universitários de 2025, conquistaram o título regional e seguem para as disputas nacionais. No total, 70 estudantes competiram com as cores da universidade.
Com a participação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e da UFRN, os Jogos Universitários do Rio Grande do Norte (Jurns), organizados pela Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU), aconteceram entre os dias 28 e 30 de março.
Promovendo a socialização entre os estudantes que mantêm uma rotina de atleta competindo em alto nível, além de oportunidades de representar as universidades em diferentes campeonatos e lugares, o Jurns reúne alunos das principais instituições de ensino superior (IES) do estado. Na etapa regional, focada no esporte mais popular do Brasil, foram realizadas as modalidades futebol de campo feminino e masculino, futebol de 7 (Fut7) feminino e masculino, x1 e x2 de futebol.

A classificação para participar da maior competição universitária de futebol do país, os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), veio para os times de futebol 7 feminino, futebol de campo masculino, futebol de campo feminino, X1 feminino de futebol e X2 misto de futebol.
Isnara Vitória da Silva, discente do quinto período de Ciências Econômicas, soma mais de sete participações no Jurns em futebol de areia, futsal e fut7, modalidade em que foi classificada na etapa de 2025. Em sua terceira atuação na competição com sete jogadores, a estudante também esteve na geração vencedora de 2023, quando trouxe junto com as companheiras o título de campeãs brasileiras dos Jogos Universitários pelo esporte.
A atleta, que em 2025 completa dois anos no Fut7, entrou no time pelo incentivo de uma amiga que já integrava a equipe. Isnara destaca que é um prazer e felicidade competir representando a instituição: “as atletas da equipe sentem a vibração desde o início e é sempre como se fosse a primeira vitória”.
Alexandre Bulhões, coordenador de equipes do Complexo de Esportes e Eventos (Coespe/UFRN), afirma que é muito “satisfatório ver o empenho dos atletas, mesmo dividindo os horários de treinamentos com sua rotina acadêmica e, muitas vezes, até tentando conciliar com estágios e empregos”.
Para o time feminino de fut7, a participação nos jogos nacionais será mais uma oportunidade de continuar o legado construído nos últimos anos e coroado em 2023. A atleta Isnara Vitória da Silva realça que o time atual “busca continuar competindo com toda força e amor pelo mesmo intuito, vencer. Vamos para mais um Jubs com a mesma vontade do primeiro”.
Todo o esforço e empenho dos estudantes que conciliam a vida acadêmica com a rotina de treinos refletem nas classificações e prêmios conquistados. Alexandre Bulhões, também reitera que “mesmo diante de todas as dificuldades, normalmente, a UFRN se mantém entre as melhores IES do país no esporte universitário”.
Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o Jubs Futebol será realizado entre 11 a 18 de maio de 2025 em Goiânia, Trindade e Goianira.