
A experiência exitosa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) da conquista de sua autonomia financeira, em dezembro de 2021, tem servido de exemplo para diversas outras universidades brasileiras que ainda não alcançaram essa conquista.
Na última semana, a reitora da Uern e presidente da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Cicília Maia, participou do 4º Seminário Autonomia Universitária – Região N0rte, dentro da programação do Ciclo Nacional de Seminários Autonomia Universitária – Fator de Desenvolvimento do País, promovido pela Capes. O evento aconteceu último dia 10, na Universidade Federal do Pará, em Belém/PA.
O 4º Seminário Autonomia Universitária – Região Norte debateu o contexto político e os desafios da autonomia universitária. Participaram da mesa de abertura o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; a vice-reitora Loiane Prado Verbicaro; o coordenador da região Norte, Antônio Maués; a presidente da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Cicília Raquel Maia Leite; a coordenadora da região Sul, Clerilei Aparecida Bier; o coordenador da região Sudeste, Arlindo Philippi Jr.; a coordenadora da região Nordeste, Maria do Carmo Sobral; e a coordenadora da região Centro-Oeste, Angelita Lima.
“Nossa participação, enquanto reitora da Uern, enquanto presidente da Abruem, neste evento, que reuniu universidades estaduais e federais de diversas regiões do país, especialmente na região norte, reforça o nosso compromisso com a educação pública e de qualidade. E não se faz educação de qualidade sem recursos financeiros. As universidades possuem especificidades próprias, que somente quem vive essa realidade consegue mensurar. Nossas instituições avançaram no acesso ao ensino superior, porém, ainda precisamos avançar na permanência desse estudante na universidade, em questões como assistência estudantil, acessibilidade, empregabilidade, entre outras. E a troca de experiências entre as diversas instituições, que embora estejam em realidades diferentes, enfrentam desafios muito semelhantes, é muito significativa”, avalia a reitora.
Participaram como palestrantes da mesa-redonda de abertura – que teve como tema Os desafios da Autonomia Universitária – o ex-reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e o professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária do Instituto de Estudos Avançados da USP, Guilherme Ary Plonsk. A segunda mesa, Contexto político da autonomia universitária, teve a participação do professor Luiz Roberto Curi, do Conselho Nacional de Educação e do ex-reitor da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Sul da Bahia. Ao final do evento, foi realizado o lançamento dos livros Autonomia Universitária: fundamentos e realidade e Seminário Autonomia Universitária – Ciclo Nacional de Seminário Autonomia Universitária Fator de Desenvolvimento do País – Região Sul.
Este foi o segundo seminário que a reitora da Uern participou. Antes deste, a professora Cicília Maia já havia participado do Regional Nordeste, que aconteceu na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), que aconteceu em Recife, em novembro de 2024.