
Durante reunião realizada nesta terça-feira (22), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) reforçaram parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável do estado.
O encontro ocorreu na sede da Fiern, em Natal, e teve como pauta a apresentação do Observatório da Indústria Mais RN e do Sistema de Gestão Ambiental (SIGA), além da discussão de estratégias para ampliar a educação ambiental no setor produtivo.
Participaram da reunião a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da Fiern, Ana Adalgisa Dias, o diretor-técnico do Idema, Thales Dantas, a supervisora da Unidade de Planejamento, Governança, Mudanças do Clima e Educação Ambiental (UPGMEA), Rosângela Dias, do coordenador da Unidade de Estudos e Projetos Especiais do Idema, Lucas Fagundes, e o assessor técnico César Oliveira.

Durante o encontro, foi apresentado ao Idema, o Observatório da Indústria Mais RN, plataforma que reúne informações estratégicas sobre o perfil da indústria potiguar, cenários econômicos, investimentos, planos de ação setoriais e iniciativas públicas. O objetivo é subsidiar a formulação de políticas com base em dados qualificados.
De acordo com Ana Adalgisa, a colaboração entre os setores produtivo e ambiental é fundamental para o futuro do estado. “O Observatório da Indústria é uma ferramenta estratégica, recentemente atualizada, que permite compreender os movimentos da economia potiguar e pensar o futuro com mais precisão. A parceria com o Idema reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a importância de integrar dados ambientais ao planejamento industrial”, afirmou.
Na ocasião, o Idema apresentou o SIGA – Sistema de Gestão Ambiental –, plataforma digital que disponibiliza informações sobre o licenciamento ambiental no Rio Grande do Norte, com dados organizados por setores econômicos, tipos de licenças e volume de processos. A ferramenta foi destacada como um importante suporte ao planejamento público e ao acompanhamento da evolução das atividades industriais no estado.
Para o diretor-técnico do Idema, Thales Dantas, a iniciativa fortalece o intercâmbio entre instituições e amplia o alcance de políticas sustentáveis. “Conhecer de perto o trabalho da Fiern no âmbito do Observatório, e ter a oportunidade de apresentar o SIGA como base de dados ambientais é importante para construirmos soluções conjuntas. A troca de informações fortalece o diálogo entre os setores e contribui para políticas públicas mais eficientes e sustentáveis”, destacou.
O diretor-técnico comentou, ainda, que com a iniciativa, Idema e Fiern reforçam o compromisso de unir esforços em prol de um Rio Grande do Norte mais sustentável, integrando dados, conhecimento técnico e planejamento estratégico para o futuro do estado.