
A governadora Fátima Bezerra participou, nesse sábado (3), da 11ª Caminhada da Mãe Potiguar, atividade realizada em celebração ao mês das mães, que promoveu união, conscientização e promoção da saúde, reunindo cerca de 10 mil participantes.
O evento também arrecada alimentos não perecíveis e este ano foram doadas mais de 14 toneladas, considerada a maior arrecadação da história da caminhada. Todos os alimentos arrecadados serão distribuídos entre as mais de 200 instituições ligadas ao Sesc Mesa Brasil.
Promovida pelo Governo do RN, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), além de diversos parceiros, a caminhada também tem como ponto forte estimular a doação de leite materno, através do Programa Amigo do Peito.
Percorrendo um roteiro de cerca de 2km, os participantes deixaram a concentração na Arena das Dunas, e seguiram dando uma volta no Centro Administrativo do Estado, retornando ao ponto de largada. Durante todo o tempo, um trio elétrico animou os participantes.
“Estamos aqui hoje para realizar mais uma caminhada das mães do Rio Grande do Norte, das mães potiguares. E essa caminhada tem, antes de tudo, um lado humano. É um momento muito bonito, porque é o momento das mulheres, das mães celebrarem o amor, o afeto e a solidariedade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Consolidado como o maior evento em comemoração ao dia das mães em todo o RN, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Luiz Monteiro, disse que o evento já faz parte do planejamento estratégico da Corporação. “Este ano, no primeiro dia de inscrições, todas as sete mil camisetas esgotaram. Isso prova que este momento não é somente de homenagem às mães, mas tem um cunho social importantíssimo”, disse.
Participante de mais de nove edições da caminhada, Tânia Shirley, 47 anos, enxerga a atividade como um momento de unir conscientização e descontração. “É uma forma de união para as mulheres. Além do entretenimento, tem a questão social da doação de alimentos”.
Outra participante, a aposentada Zenaide Melo, 75 anos, estava caminhando pela segunda vez. A atividade, segundo ela, é a sua preferida. “É muito legal. Eu gosto de fazer caminhadas”, revelou. Ela ainda contou que além da atividade de hoje, também integra outras caminhadas que acontecem durante o ano em Natal. Já a arquiteta, Vânia Abrantes, também participou pela segunda vez. Ela destacou como o momento perfeito para encontrar os amigos e se divertir.