Notícias

IGARN realiza vistoria e monitoramento no rio Piranhas-Açu

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) realizou, no último dia 28 de abril, uma vistoria técnica no trecho do rio Piranhas-Açu que margeia o município de Pendências.

A ação foi motivada por uma denúncia recebida em 24 de abril sobre a presença excessiva de macrófitas aquáticas, especificamente Eichhornia crassipes, conhecidas popularmente como baronesas, no espelho d’água do rio.

A proliferação das plantas aquáticas foi identificada como um fator de risco à regularidade do abastecimento de água para os municípios de Pendências, Macau e Guamaré. Além disso, o acúmulo das baronesas pode comprometer o fluxo de água que passa pelos tubos do barramento/ponte (soleira de nível) instalado no leito do rio.

A vistoria foi conduzida pela Subcoordenadoria da Bacia Piranhas-Açu, representada pelo subcoordenador Ezequias Florêncio. Durante a atividade, também foi iniciado um monitoramento hidrológico sistemático em todo o trecho compreendido entre a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a foz do rio Piranhas-Açu. O objetivo é acompanhar de forma contínua as condições hidrológicas e ambientais do rio, buscando mitigar riscos à segurança hídrica da região.

O IGARN reforça seu compromisso com a gestão eficiente e preventiva dos recursos hídricos do Rio Grande do Norte, atuando de forma integrada com demais instituições e a sociedade para garantir o uso sustentável da água e a preservação dos corpos hídricos do estado.

Acesse o relatório completo clicando AQUI.