Notícias

INSS deve devolver mais de R$ 292 milhões em descontos irregulares apenas do mês de abril

O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, vai devolver $ 292.699.250,33 para aposentados e pensionistas lesados pelos descontos irregulares entre 26 de maio e 6 de junho. A informação foi anunciada pelo órgão nesta sexta-feira (9).

O valor é referente às mensalidades que, mesmo após o bloqueio pelo INSS, foram descontadas por sindicatos e associações em abril. Segundo o órgão, o desconto ocorreu porque “a folha do mês já havia sido rodada”.

O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de pagamento de maio. Esta é uma das medidas para o ressarcimento das vítimas da fraude que causou prejuízo de R$ 6,4 bilhões entre 2019 e 2024.

O governo pediu à Justiça o bloqueio de bens de 12 associações suspeitas de roubar dinheiro das contas de aposentados e pensionistas, e prometeu que todas as vítimas vão receber de volta o dinheiro desviado por descontos ilegais.

Aposentados e pensionistas devem ser alertados pelo ‘Meu INSS’

A partir da próxima terça-feira (13), o INSS irá alertar nove milhões de beneficiários que tiveram os chamados descontos associativos nos últimos cinco anos. Serão informados os nomes das entidades e o valor descontado.

O alerta será feito somente pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo site. Quem tiver dúvidas poderá ligar no 135. O órgão alerta que qualquer outro tipo de contato, poderá ser fraude.

Após o alerta, o aposentado poderá informar pelos mesmo canais se o desconto indicado foi ou não autorizado. Em caso de desconto não autorizado, o próprio INSS irá gerar uma cobrança para associação, que terá 15 dias úteis para provar que o desconto foi mesmo autorizado pelo beneficiário.

Se não houver comprovação, a associação terá mais 15 dias úteis para devolver o dinheiro. O pagamento deverá ser feito por depósito ao INSS, que irá repassar o dinheiro para a agência bancária em que a pessoa recebe a pensão ou aposentadoria.