
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira, 21 de maio, a campanha de divulgação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Com a participação do economista e influenciador Gil do Vigor e da estudante de medicina Sabrina da Silva, o ministério quer mostrar que o Enem transforma vidas e é o principal caminho de acesso ao ensino superior para estudantes de todo o Brasil.
Criado em uma comunidade periférica de Jaboatão dos Guararapes (PE), Gil do Vigor viu na educação uma oportunidade de transformação da sua realidade. Incentivado pela mãe, fez o Enem e conquistou uma vaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no curso de economia. Mesmo após a fama, Gil decidiu cursar doutorado na Universidade de Chicago (EUA) e se dedica a motivar outros jovens a estudarem, com ações voluntárias voltadas a alunos de baixa renda. Em 2024, o economista já havia colaborado de forma gratuita com o MEC na campanha de divulgação do Enem.
Outro exemplo de como o exame pode abrir portas e mudar a história de uma família é Sabrina da Silva, de 22 anos, natural de Itinga (MA). Caçula de sete irmãos, filha de pais sem escolarização, ela cresceu em uma realidade simples e desafiadora. Ainda assim, sempre recebeu incentivo dos pais e das professoras da escola pública em que estudou para seguir o seu sonho. Após 17 tentativas, foi aprovada no curso de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), onde atualmente cursa o 4º período.
O vídeo do momento em que Sabrina recebe a notícia da aprovação viralizou nas redes sociais em 2023. Nele, ela aparece ao lado da família e amigos, em uma casa simples de madeira, ouvindo a divulgação do resultado pelo rádio da universidade — uma cena que emocionou o país e simboliza o poder da educação pública como motor de transformação social.
Inscrições – As inscrições para o Enem 2025 ocorrerão de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados devem realizar o procedimento na Página do Participante. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro. Entretanto, em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), nos municípios de Belém, Ananindeua ou Marituba, no Pará, o Enem será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas do115s estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep