
Nesta sexta-feira (23), a partir das 8 horas da manhã, a Escola Municipal Matheus Vianna, no bairro João XXIII, foi o ponto de partida de uma grande mobilização pública.
A caminhada alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, percorreu as ruas do bairro João XXIII e foi encerrada na sede do CRAS Dona Vicência. A referida data mobiliza todo o país na defesa dos direitos da infância e da juventude. O objetivo foi dar visibilidade à luta contra o abuso e à exploração sexual infantojuvenil.
A Semthas – Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, por meio do CRAS Dona Vicência, que atua na Zona Oeste de Caicó, organizou o evento e contou com participação de representantes do CREAS, Proteção Básica, Departamento da Criança e do Adolescente, secretaria de Educação, Conselho Tutelar, 30º Grupo Escoteiro Caiacós e apoio da PRE (Polícia Rodoviária Estadual).
“A nossa caminhada foi em prol de uma causa que não pode mais ser silenciada. O 18 de maio nos faz lembrar a importância da proteção das nossas crianças e adolescentes. Cada passo dado é um grito por justiça, respeito e cuidado”, disse Gislane Kássia de Almeida Lima – Coordenadora do CRAS Dona Vicência, no bairro João XXIII.
O diretor da Escola Municipal Matheus Vianna, professor Marciano Soares, enfatizou que a ação desenvolvida em conjunto com o CRAS foi de fundamental importância. “Esse tema precisa ser trabalhado no dia a dia com a família e os alunos para combater essa exploração de crianças e adolescentes. A escola é parceira do bairro e nós trabalhamos a educação em todos os sentidos para que o aluno se torne um bom cidadão, sendo essa ação uma delas”, afirmou Marciano.
O coordenador do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Marcelo Leal, destacou que a caminhada tem um papel preponderante de trazer a reflexão sobre o tema do abuso e exploração sexual da criança e adolescente. O município de Caicó, através de suas políticas públicas, intensifica o trabalho sobre alguns temas. Esses temas são trabalhados o ano inteiro junto às equipes e famílias. No mês de maio, a campanha é intensificada, tendo em vista o chamado nacional para essa temática”, salientou Marcelo Leal.
O presidente do 30º Grupo Escoteiro Caiacós, Aldir Félix, confirmou que é de grande relevância para a entidade em participar de ações como a caminhada da Assistência Social, pois o movimento de escoteiro prega os princípios e valores em meio à sociedade.
A secretária da Semthas, Maria Cleide fez uma avaliação positiva do evento. “Essa campanha está sendo bem trabalhada pela Assistência Social, onde as equipes estão em conjunto trabalhando a Campanha 18 de Maio de uma forma bem intensificada nos territórios urbanos e rurais. Estamos levando esclarecimentos para os nossos usuários e mobilizando as famílias, destacando a importância de trabalhar essa campanha ao longo de todo o ano”, disse Maria Cleide.