
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estão abertas e podem ser realizadas até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante . Esse prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social.
A edição de 2025 do exame traz uma novidade para os estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio: a inscrição no Enem será pré -preenchida automaticamente pelo sistema.
Nesses casos, não será gerado boleto para pagamento da taxa, ainda que o estudante não tenha solicitado formalmente a isenção. No entanto, a confirmação da inscrição é obrigatória. O candidato deve acessar a Página do Participante, verificar se os dados estão corretos e , em seguida, selecionar a opção — entre inglês e espanhol — para a prova de língua estrangeira .
Leia mais: Fique ligado: inscrições do Enem devem ser feitas na página oficial do exame
Isenção – Os demais participantes que tiveram a isenção da taxa de inscrição no Enem 2025 ou a justificativa de ausência na edição de 2024 aprovadas também devem acessar a Página do Participante e realizar a inscrição.
Certificação – Os participantes com 18 anos ou mais que desejam utilizar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio devem informar essa opção no momento da inscrição.
O retorno da certificação pelo Enem não exclui o papel do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continua sendo aplicado e possibilitando a certificação de conclusão do ensino médio.
Confira o passo a passo:
1 – Acesse a Página do Participante e selecione “Inscrição”..
2 – Em seguida, insira o número do CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) e clique em “Iniciar a inscrição”..
3 – Após essa etapa, confirme se os seus dados estão de acordo com o cadastro na Receita Federal..
4 – Prossiga de acordo com as orientações e confirme as informações solicitadas. Dados como “Cor/Raça”, “Estado Civil” e “Nacionalidade”, entre outros, são obrigatórios..
5 – Informe se serão necessários recursos de acessibilidade..
6 – Para solicitar tratamento pelo nome social, o interessado deve realizar o cadastro dessa condição junto à Receita Federal do Brasil..
7 – Escolha entre os idiomas inglês e espanhol para realizar a prova de língua estrangeira..
8 – Este ano, os participantes com 18 anos ou mais que deseja re m usar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência devem informar essa opção no momento da inscrição..
9 – Escolha o município no qual deseja fazer as provas. Se o município de prova for diferente do município de residência, o sistema solicitará confirmação..
10 – Ao terminar de informar os dados necessários, clique em “Enviar Inscrição”..
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Perguntas frequentes do EnemLink: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/maio/saiba-como-se-inscrever-no-enem-2025