Notícias

Gestores da Sead participam de Oficina sobre Avaliação de Desempenho

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN) e Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), concluiu, nesta quarta-feira (13), uma oficina para os seus coordenadores, subcoordenadores e chefes de setor a respeito da Avaliação de Desempenho na Prática. O objetivo foi orientá-los na compreensão e aplicação da ferramenta de avaliação de desempenho, que é um instrumento crucial na área de gestão de pessoas dentro das repartições. 

Para a diretora de Capacitação da EGRN, Selma Medeiros, a realização da oficina foi motivada em razão da necessidade de atualização conceitual e metodológica das equipes da Sead em questões relacionadas à Avaliação de Desempenho, com foco nos chefes imediatos. “Estes, por sua vez, contribuirão para a formulação e implementação da Política de Avaliação de Desempenho na Administração do Estado do Rio Grande do Norte, bem como para a implantação de um projeto-piloto que subsidie trilhas de capacitação”, pontuou.

Considerado de grande relevância para o Estado, o curso visa compreender acerca do mapeamento das competências dos servidores regidos pela Lei Complementar n° 432/10 para implementar a Avaliação de Desempenho dos servidores públicos. Permitindo, assim, identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores, desenvolver planos de ação e tomar decisões relacionadas a promoções, remuneração e desenvolvimento de carreira.

De acordo com a coordenadora da Cogep, Ilana von Sohsten, a oficina pode trazer benefícios que resultam na melhoria das competências dos servidores através das avaliações. “A importância do curso se dá pelo fato de oportunizar aos servidores avaliados receberem feedback destas avaliações. Além disso, cria possibilidades de promover programas de capacitação e desenvolvimento com base nos resultados das avaliações de desempenho, visando aprimorar as aptidões e habilidades dos servidores, criando um ambiente de trabalho fomentador de inovação”, ressaltou.

A servidora da Sesap, Renata Lígia Oliveira de Souza, foi a responsável por ministrar o curso, iniciado no dia 12 de março. Ela explorou os objetivos, benefícios, limitações e distinções entre Avaliação de Desempenho e Avaliação de Competências. 

Renata é ainda uma das servidoras cadastradas no Banco de Talentos do RN, que reúne perfis diversos de profissionais interessados em atuar como instrutores de cursos ou membros de comissões no âmbito da Administração Pública Estadual. Todos os servidores convidados a instruir capacitações, em caráter eventual e de acordo com a sua formação acadêmica e expertise laboral, são remunerados, de acordo com a Lei Complementar Nº 451/2010. Pela vasta experiência tanto em teoria quanto na prática, Renata foi selecionada para instruir esta oficina.