
Moradores de vários municípios do RN relataram o aparecimento de uma trilha de luzes misteriosas no céu. O fenômeno aconteceu na noite dessa quarta-feira (05), por volta das 18h30, e despertou a curiosidade de muita gente. Nas redes sociais, foram levantadas as mais diversas hipóteses.
A ocorrência foi explicada pelo professor José Dias do Nascimento Jr., astrofísico de Departamento Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Segundo ele, as luzes são satélites do projeto Starlink, da empresa norte-americana SpaceX.
“O que foi visto foram satélites artificiais do projeto Starlink, que visa levar internet a vários locais da Terra. São satélites que estão em órbita na Terra e são frequentemente vistos. Eles brilham quando as condições de observação são boas, sobretudo no interior, quando não existem nuvens à noite. Eles podem ser vistos nesses cortes acima do horizonte”, esclareceu.
Na avaliação do astrofísico, esses satélites prejudicam as observações profissionais. “Eles têm prejudicado as observações astronômicas profissionais. Porque os astrônomos precisam de limpidez e pela quantidade objetos que foram lançados, nós temos esses objetos cruzando os céus. Existe um aplicativo que mostra onde esses satélites estão e que podem ser utilizados sempre que estivermos duvidosos sobre que objetos estamos observando”, completou.