
Fortalecer o pertencimento potiguar e agregar valor aos produtos legítimos do Rio Grande do Norte. Esse é o objetivo do Selo Feito Potiguar, lançado, em parceria, pela Federação das Indústrias do RN (FIERN), Sebrae-RN, Federação da Agricultura do RN (FAERN) e Fecomércio-RN, nesta quarta-feira (16), em um evento com ampla presença de empresários de diversos setores e autoridades públicas.
O selo visa fortalecer a produção e a economia do estado, por meio do posicionamento dos produtos que respeitam os aspectos legais vigentes e comunicam elementos de identificação potiguar em sua rotulagem. Com isso, o programa fortalece a presença dos empreendedores no mercado e promove o desenvolvimento sustentável das empresas nos setores industriais de alimentos e bebidas, bem como agroindústrias, produtores rurais e artesanais.
Já no lançamento do programa, 30 empresas receberam o selo Feito Potiguar, que pode ser usado em rótulos, embalagens, materiais promocionais, sacolas comerciais, banners em feiras, vitrines, eventos e nas plataformas digitais oficiais da empresa. Elas também vão compor o catálogo de empresas contempladas, no site feitopotiguar.com.br, onde novas empresas podem se inscrever para receber o selo.

“O Feito Potiguar traz a promoção de uma cultura de pertencimento para as marcas produzidas dentro do Rio Grande do Norte. Isso coloca essas empresas em destaque e leva à sociedade o pertencimento potiguar e a compreensão da importância dessas marcas”, ressalta o presidente da FIERN, Roberto Serquiz.
Ele também destaca a forte presença da indústria entre as empresas contempladas com o selo. “É apenas um ponto inicial. A partir de agora vamos buscar a adesão de novas indústrias para encorpar ainda mais esse projeto”, completa o presidente da FIERN.
O diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas, prestigiou o lançamento e destacou a iniciativa para as empresas industriais do estado. “Esse projeto visa valorizar e estimular os micro e pequenos empreendedores do Rio Grande do Norte em suas vocações empresariais. O selo vai certificar a qualidade e originalidade dos produtos do Rio Grande do Norte e, com certeza, os consumidores irão valorizar esse diferencial”, avalia.

Para o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, a iniciativa é um resgate da história, cultura e da cidadania potiguar. “Nessa linha, incluímos um reconhecimento às empresas que produzem, trabalham aqui e têm identidade com o nosso estado. Entramos inicialmente com os setores de alimentos e bebidas, mas vamos incluir também outros setores”, afirma.
Já o presidente da FIERN Jovem e diretor tesoureiro da FIERN, Djalma Júnior, comenta que o projeto é uma grande oportunidade para dar visibilidade aos produtos do Rio Grande do Norte. “Precisamos deixar muito bem alinhado o planejamento estratégico para dar perenidade e pulverizar essa iniciativa em todo o Nordeste, deixando claro que o Rio Grande do Norte sabe fazer muitos produtos específicos e com qualidade”, pontua.
Também participaram do evento de lançamento do Feito Potiguar o diretor da FIERN Sandro Peixoto; e os presidentes do Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do RN (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia; do Sindicato das Indústrias de Leite e Produtos Derivados do RN (SINDLEITE-RN), Túlio Veras; e do Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (SICRAMIRN), Joafran Nobre.
O Selo “Feito Potiguar” já foi lançado contemplando 31 empresas: Água Mineral Cristalina, Água Mineral Santa Maria, Água Mineral San Valle, Aquacoco, Botique da Abelha, Cachaça Samanaú, Café Jaçanã, Cajufit, CIMSAL, Cordeiro Patriota, Corte 84, Dorgan, Elas Vida Leve, Extrema Bebidas, Fior di Latte, Granja Jardim Santa Tereza, Indústria Dore, Leite Clan, Loucos por Coxinha/ Nova Foods, Massas Jucurutu, Picolo, Primar, Queijeira Dona Branca Artesanais, Queijeira Dona Gertrudes, Sabores da Vivenda, Sadio Alimentos, SAMS Doces, Sertão Jucurutu, Ster Bom, Tapuio Agropecuária e Zummm Açaí.