
A ginasta Rebeca Andrade conquistou, nesta segunda-feira (21), um feito histórico ao vencer o Prêmio Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, na categoria “Retorno do Ano”. Com isso, Rebeca se tornou a primeira mulher brasileira a receber a honraria. A premiação reconheceu sua trajetória de superação após enfrentar diversas lesões e brilhar nos Jogos de Paris, em 2024, onde conquistou quatro medalhas.
A vitória no Laureus consolida Rebeca como uma das maiores atletas da história do Brasil. Com as conquistas em Paris, ela se tornou a maior medalhista olímpica brasileira de todos os tempos, somando agora seis medalhas – duas obtidas em Tóquio e quatro em Paris. Assim, ultrapassou os ícones do esporte nacional Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco medalhas olímpicas.
Prêmio Laureus reconheceu retorno emocionante da ginasta
Na disputa pelo troféu de Retorno do Ano, Rebeca Andrade superou grandes nomes do esporte mundial. Entre os indicados estavam a nadadora australiana Ariarne Titmus, que venceu os 400 metros após remover um tumor no ovário; o americano Caeleb Dressel, que retornou após tratar problemas de saúde mental; e o indiano Rishab Pant, que voltou ao críquete após sobreviver a um grave acidente de carro.
Também concorriam a suíça Lara Gut-Behrami, bicampeã da Copa do Mundo de esqui oito anos após seu primeiro título, e o espanhol Marc Márquez, que quase abandonou as pistas por conta de uma lesão grave no braço.