Notícias

Uern realiza ações de saúde e autocuidado voltadas às mulheres no “Maio Mulher”

Nesta quarta-feira, 15, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), realizou uma manhã dedicada à promoção da saúde e do bem-estar das mulheres da comunidade acadêmica, dentro da campanha “Maio Mulher”. As atividades ocorreram no Edifício Epílogo de Campos, em Mossoró, das 8h às 11h.

A programação incluiu vacinação, bioimpedância, práticas integrativas e complementares à saúde (realizadas pelo Nupics) e oficinas de skin care com a empresária Degiane Costa, do ramo de cosméticos. A iniciativa integra um conjunto de ações promovidas pela Progep com foco no cuidado com a saúde física, mental e emocional das servidoras, alunas e colaboradoras da Universidade.

A reitora Cicília Maia destacou a importância da campanha como ferramenta de conscientização. “É como eu sempre digo: gente cuidando de gente. Estamos atentos à saúde de nossas servidoras e estudantes, promovendo ações de prevenção, como a vacinação, especialmente neste momento em que há aumento nos casos de gripe na região. Queremos que as pessoas levem essa mensagem de autocuidado e imunização também para a sociedade”, afirmou.

A diretora da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV), Bianca Valente, ressaltou que o “Maio Mulher” amplia a homenagem ao mês das mães, estendendo o olhar para o cuidado integral das mulheres da Uern. “Hoje a gente tem aquela que cuida, e agora estamos cuidando dessas mulheres. A bioimpedância, em parceria com o projeto Nutri Mais da Faculdade de Medicina, nos ajuda a abordar o sobrepeso e a obesidade, que afetam diretamente a qualidade de vida. A vacinação e as práticas integrativas também são fundamentais neste contexto, além das oficinas de skincare, que trabalham a autoestima e a valorização da autoimagem”.

Já a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabel Amaral, lembrou que o cuidado com a saúde é um compromisso contínuo da Universidade. “Esses mutirões são importantes para despertar nas pessoas a consciência sobre o autocuidado. Mas nosso objetivo vai além: queremos promover, de forma permanente, mudanças de hábitos que impactem positivamente na saúde de nossa comunidade”.

As ações do “Maio Mulher” ocorreram simultaneamente ao encerramento do I Seminário Regional de Gênero, Discursos e Sociedade (Sergedis), que reuniu debates e reflexões sobre gênero entre os dias 13 e 15 de maio na Uern.

A realização foi da Progep, com apoio do projeto Nutri+Vida, Nupics, Degiane Costa Cosméticos e da Faculdade de Medicina da Uern.

Confira mais registros neste link.

Fotos: Luziária Machado/Uern