
Pelo menos 1.189 pessoas foram atendidas na Clínica Escola da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN (EMCM/UFRN) em 2024. Em Caicó, região do Seridó, a UFRN reafirmou seu compromisso com a formação acadêmica de qualidade e o cuidado à saúde da população. O número de atendimentos se dividiu em diferentes especialidades, com destaque para Dermatologia, Psiquiatria, Endocrinologia e Neurologia, os serviços mais procurados pela população.
A EMCM funciona como um ambiente de aprendizado e prática. Ao longo do ano de 2024, cerca de 120 estudantes do curso de Medicina estiveram presentes nos atendimentos, sempre com a supervisão de docentes e outros profissionais, além de 12 professores especialistas, e 5 residentes em Clínica Médica, que formaram a equipe médica.
A parceria entre professores e estudantes, que iniciam as atividades a partir do 5º período, garante qualidade e favorece a formação técnica, ética e humanizada dos futuros profissionais.
Em 2024, a Clínica manteve o funcionamento de ambulatórios já consolidados como Cardiologia, Geriatria, Ortopedia, Gastroenterologia e Imagenologia e planejou, para o ano de 2025, a implantação de novas especialidades: Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Nefrologia. A ampliação dos serviços busca atender de forma ainda mais completa às demandas e necessidades da população local.
Segundo Liliane Braga, vice-diretora da EMCM, os alunos iniciam o contato com os pacientes desde o primeiro período do curso, por meio de atividades nas unidades básicas de saúde. Ao chegar no 5º período, passam a atuar diretamente na Clínica, com vivência ampliada em diversas especialidades. “A Clínica Escola da EMCM surgiu com a necessidade de ampliar os cenários de prática dos estudantes, especialmente na atenção secundária, mas também a partir de demandas do próprio município”, destaca.

Os atendimentos da Clínica são gratuitos com foco na população do município de Caicó, encaminhados pela Regulação Municipal e por profissionais da Atenção Básica. A iniciativa contribui com a ampliação do acesso à atenção especializada em saúde na região, ao mesmo tempo em que fortalece o vínculo entre universidade e comunidade.
A Clínica Escola da EMCM se consolida como espaço fundamental para a integração entre ensino e serviço, sendo referência na formação médica comprometida com a realidade local. A unidade mantém o foco em qualificar e ampliar os atendimentos, com investimentos previstos em infraestrutura e recursos humanos ao longo dos próximos anos.
Marinna Andrade, coordenadora da clínica, considera o serviço prestado pela EMCM como fundamental no município e para a comunidade acadêmica. “A Clínica Escola contribui no acesso aos cuidados em saúde, visto que oferta serviços com grande demanda e para os quais há poucos profissionais na rede SUS da região. Além disso, a unidade contribui para a prestação de um atendimento longitudinal, integral e interdisciplinar”, revela.